Jefferson Bandeira da Costa Silva, mais conhecido como Chokito, nasceu no dia 21 de dezembro de 1993, na cidade de Colinas do Tocantins, filho de Luiza Bandeira da Costa e Francismar Bispo da Silva. Embora seus pais não tenham sido casados formalmente, Jefferson foi criado por sua mãe, uma mulher batalhadora que enfrentou com coragem e dignidade os desafios de ser mãe solo, sempre contando com alguma ajuda do pai. Com muitas dificuldades sua mãe conseguiu criar dois filhos.
Desde cedo, Jefferson mostrou determinação. Iniciou seus estudos na Escola Municipal Alto da Bela Vista, que hoje não existe mais, e também frequentava, no contra turno, a instituição a Casa de Eurípedes — atualmente conhecida como Lar Fabiano de Cristo — onde aprendeu valiosas lições de vida e fez muitas amizades. Mais tarde, já no ensino médio, estudou no Colégio João XXIII.
Com apenas 14 anos, começou a trabalhar como garçom no antigo CCC (hoje CMAC), e aos 16 anos ingressou como empacotador no Supermercado São Judas Tadeu. Já com 18 anos, em busca de novas oportunidades, mudou-se para Tucumã, no estado do Pará, onde se profissionalizou como vendedor. Após dois anos, decidiu dar um novo e ousado passo na vidaa: foi morar em Palmas para cursar Direito no CEULP/ULBRA. No 4º período, por questões financeiras, retornou a Colinas e transferiu seu curso para cidade de Araguaína, ITPAC, onde concluiu seu curso em 20219, tornando-se bacharel em Direito.
Com o desejo de contribuir ainda mais com sua cidade e sua gente, Jefferson Bandeira ingressou na vida política. Foi candidato a vereador nas eleições de 2020, apoiando o então atual prefeito Kasarin. Apesar de não ter sido eleito, Kasarin venceu o pleito, e Jefferson passou a atuar o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito. Essa experiência na administração pública contribuiu para sua compreensão das necessidades da comunidade e dos processos governamentais, voltando a disputar em 2024, agora mais inserido na vida pública e tendo a atuado em diversas pastas da Administração municipal, foi eleito com 649 votos, sendo o segundo vereador mais bem votado do pleito.
Na vida pessoal, é casado com Camila Martins, e em 2024 celebrou o nascimento de seu primeiro filho, Antônio Jefferson — um marco especial em sua jornada pessoal.
Nenhuma comissão participante.